Ontem, 4º de Novembro de 2008 foi eleito o 44º presidente do EUA, indo contra todos os preconceitos do povo norte-americano. Obama sendo o primeiro negro a chegar ao poder da maior potência mundial, também foi o 1º candidato do partido democrata a ganhar as eleições com o maioria dos votos populares depois do ex presidente Lyndon Johnson, que foi 36º presidente do EUA, de 1963 a 1969.
As grandes potências Mundiais já menciona em voltar a ter um boa relação com EUA, isso tendo uma grande chance de estabilizar a economia mundial. Essa eleição do candidato democrata foi muito marcado pelo fato da mobilização de milhares de pessoas que não tinha um grande entusiasmo em execer o seu papel na democracia do seu país.
Barack Obama é considerado a esperança de um novo mundo, pois ele agora tem nas suas mão o poder da maior potência mundial, mas ficam muitas perguntas: será que ele fará tudo o que disse na sua proposta de candidatura? será que ele vai seguir seu principios ideologicos? são muitas incógnitas que só serão reveladas ao decorrer do seu mandato.
O mundo espera muitas coisas de Obama. França, Holanda, Israel, etc, tantos paises que se separaram do país norte-americano após a invasão do EUA no iraque, voltam a querer restabelecer as suas ligações. como o proprio falou no discurso após a sua vitória: "Demorou muito tempo, mas, nesta noite, a mudança chegou à América" "Estas pessoas acreditaram que desta vez as coisas precisavam ser diferentes, que suas vozes poderiam fazer a diferença. A América mandou uma mensagem para o mundo de que não somos uma coleção de Estados azuis (democratas) ou vermelhos (republicanos). Nós somos, e sempre seremos, os Estados Unidos da América"
"Há 55 anos, Martin Luther King sonhou com uma América na qual homens e mulheres seriam julgados não pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter", declaração de Obama a jornalistas
mas informações do discurso de Obama:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/11/081105_eua_fechamento_tp.shtml