sexta-feira, 29 de maio de 2009

Chuvas e mais Chuvas




Parece que a chuva gostou da estadia na região do nordeste e nem tão cedo pretende deixa-la, os estados do Maranhão, Piauí e Ceara foram os mais afetados da região. Nesta noite de quarta-feira (27) a situação ficou pior em Piauí, a barragem Algodões I na cidade de Cocal rompeu, deixando toda ela isolada, várias casas destruídas e algumas famílias desaparecidas, bombeiros e policiais continuam as busca na cidade.

Especialistas dizem que o rompimento do paredão foi ocasionado pelas fortes chuvas que vem acontecendo nos últimos meses no Ceara, já que alguns rios do estado faz parte da Bacia de Parnaíba, como a barragem de Algodões I recebe muita água do município cearense de virçosa, e lá no norte do Ceara já que choveu o dobro que era esperado para o período.

Especialistas dizem que ainda vai continuar essas chuvas na região norte nordeste, por algum tempo. Pernambuco não foi muito atingido, só algumas fortes chuvas no interior do estado como aconteceu nessa semana no município de quipapá, deixando algumas casas soterradas por deslizamento de barreira. Porém o Maranhão é o estado da região mais afetado, cerca de 400 mil pessoas foram afetadas segundo a defesa civil do estado, além das pessoas que estão na zona rural e não podem receber alimentos e remédios por causa das interdições das estradas.

Essas chuvas que vem acontecendo na região norte e nordeste tem como explicação dois fenômenos meteorológicos. Um deles é a zona de convergência intertropical. O outro é a umidade vinda da Amazônia. Juntos esses fenômenos provocam essas tragédias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário