sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Mais Uma Tentativa da ONU

ONU faz mais um pedido de cessar-fogo para Israel

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban ki-moon, fez o pedido que Israel pare de atacar a Faixa de Gaza, logo após ele ter se reunido com o primeiro ministro palestino, Sallan Fayyad. Parece que o governo israelense também pretende terminar com esses dias de terror, pouca horas antes do pedido de Ban o porta voz do governo de Israel, Mark Regev, deu uma declaração dizendo “espero que o conflito na Faixa de Gaza esteja entrando no seu ato final”.

Para que a trégua possa se estabelecer o governo israelense tem que ter certeza que o grupo Hamas não voltará a atacar como seus mísseis. Israel só irá para quando perceber que o acordo será para uma paz sustentadora. Mas o Hamas diz que irá da uma trégua de um ano, porém diz que isso só acontecerá se Israel se retirar da Faixa de Gaza e suspender o bloqueio no local.

Mas o Governo de Israel não concordou muito com as exigências do grupo palestino, principalmente com o pedido de suspensão do bloqueio no território. Por enquanto que não se resolve se haverá a tão desejada trégua, os ataques continuam, na madrugada de quinta para sexta o exercito israelense fez uma ofensiva de 40 ataques na Faixa de Gaza tendo objetivo de atingir bases dos grupos armado. Esses bombardeios matou um dos lideres do Hamas e ainda atingiu um complexo da ONU.

Segundo o serviço de saúde palestino o número de mortos já ultrapassou a faixa de 1.100 e deixou 5.1 mil pessoas feridas, enquanto os dado israelense aponta que 13 pessoas foram mortas, apenas três civis, desde do inicio do confronto. Os povos palestinos e israelense ficam a espera de que o pedido de cessar-fogo da ONU seja atendido o mais rápido possível pelo dois lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário