sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A Mudança Começou?


Na ultima quinta-feira (29) o presidente do Estados Unidos da América, Barack Obama, assinou o seu primeiro projeto de lei desde que assumiu a presidência no dia 20 de janeiro, dando igualdade salarial entre mulheres e homens. Esse projeto foi um dos mais debatidos na sua campanha presidencial, tendo um grande apoio de suas eleitoras e representantes sindicais.

Segundo palvras do presidente esse projeto é muito importante para o melhor funcionamento da economia "Assinar este projeto de lei hoje envia uma clara mensagem, a de que fazer a nossa economia funcionar significa garantir que ela funcione para todos, que não existam cidadãos de segunda classe no local de trabalho", disse Obama.

As trabalhadoras do EUA recebem 23% a menos do que seus colega de profissões do sexo masculino, e as de minorias raciais recebem ainda menos. A lei recebou o nome de Ato de Pagamento Igual Lilly Ledbetter, em homenagem a uma trabalhadora do Alabama, que descobriu depois de 19 anos, que recebia bem menos do que outros supervisores do sexo masculino, mesmo tendo bem mais experiência que eles. "A Goodyear nunca terá de me pagar pelo que me tirou. Eu nunca verei um centavo sequer da meu processo", afirmou. "Mas, com a aprovação da lei e a assinatura do presidente hoje, tive uma recompensa ainda maior: sei que minhas filhas e netas e suas filhas e netas terão uma oportunidade melhor."

Essa lei pode ser um começo da mudança da maior potencial mundial já conhecida, indo contra todo o seu passado cheio de preconceito e grotesco capitalismo. Depois de vencer o maior preconceito do país o presidente Barack Obama esta tentando quebrar outros que ainda existem, e sim da jus ao nome popular de “terra das esperanças”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário